Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Trabalhadores da TVT seguem campanha salarial em cenário de demissões e incertezas

Redação - SJSP

Jornalistas e radialistas da Rede TVT, reunidos em assembleia dia 29 de janeiro, reafirmaram a reivindicação pela equiparação dos pisos salariais aos valores atualmente praticados nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) e a necessidade da extensão imediata do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) anterior até que as negociações sejam finalizadas.

Em janeiro, sete trabalhadores da emissora foram demitidos, mas os trabalhadores seguem na batalha por melhorias nas condições de trabalho e remuneração por meio da campanha salarial, que tem data base em 1° de novembro.

A assembleia aprovou contraproposta da Fundação Sociedade Cultura e Trabalho, mantenedora da emissora, de concessão de vale-refeição de R$ 32 por dia trabalhado, com ressalva de ampliação do benefício durante o período de férias e de afastamentos justificados, como também o pagamento de um abono de R$ 1 mil, com parcelamento nos meses de fevereiro e março de 2025.

Em relação às horas extras, os trabalhadores apresentaram proposta à fundação de limite do banco de horas de 40 horas para ambas as categorias. Pela proposta, as horas não usufruídas dentro do prazo de seis meses serão pagas a 100% do valor da hora extra.
A partir da 41° hora, o pagamento será de 50% sobre a hora extra em dias normais e de 100% sobre a hora extra em domingos e feriados.

Experiência
Na manhã de quinta-feira (30), seis jornalistas da Rede TVT estiveram no sindicato para realizar a homologação de suas demissões, ocorridas na semana passada. São profissionais de vasta experiência, que dedicaram parte de suas vidas a um veículo de mídia popular.
Mesmo assim, revelam preocupação com realocação no mercado de trabalho diante do estigma associado à atuação em veículos com esse perfil. A questão da idade e a proximidade da aposentadoria se somam às angústias dos demitidos.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo