Teve início nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, em Brasília, a Campanha Salarial Unificada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que contou com a participação do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), José Augusto Camargo (Guto) na mesa de negociação. A data base é 1º de novembro. A reivindicação econômica é de reposição da inflação, mais ganho real de R$ 400 para todos trabalhadores da empresa.
Além das cláusulas sociais de melhores condições de trabalho e de segurança eles pedem uma atuação específica na organização de trabalho, já que se trata de empresa pública.
“Esta é a primeira campanha nacional unificada envolvendo os estados de SP, DF, RJ e MA, onde há sedes da EBC. Esta unidade dará um caráter diferenciado e favorável a negociação, que até então, era feita separadamente por setor de Rádio e TV de cada região”, disse o presidente do SJSP.
A negociação unificada é composta pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e do Distrito Federal, pelo Sindicato dos Radialistas de São Paulo, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro. Além Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade e da Comissão de Trabalhadores da EBC. No início da semana, os trabalhadores realizaram assembleias em diversos estados, inclusive me São Paulo (foto).
Nas próximas rodadas, previstas para ocorrer semanalmente – nas terças e quintas-feiras – as entidades se revezarão para acompanhar o andamento da negociação.
SJSP participa de ato dos trabalhadores na EBC em São Paulo – Foto de André Freire