Trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação da praça de São Paulo (EBC-SP) reunidos em assembleia nesta segunda-feira (02) aprovaram manifestação para a próxima quinta (05), seguida de assembleia. O motivo do protesto é a precarização da estrutura física da regional, com sérios problemas de infraestrutura, tanto predial quanto das condições de trabalho diário.
A deterioração da estrutura da praça se acumula há um bom tempo. Problemas com o ar condicionado, insalubridade nas ilhas e no ingest, falta de equipamentos para os profissionais de externa, falta de manutenção predial na redação e no refeitório, e o grave problema de enchentes, foram denunciados e discutidos com a empresa ao longo dos últimos meses. A perspectiva de mudança da sede para um outro local gerou um sentimento de esperança nos trabalhadores, que esperavam a solução desses problemas a partir de uma eventual transferência.
A paciência dos empregados da EBC-SP acabou diante do anúncio, por parte da direção da empresa, de que não há espaço no orçamento para esse procedimento.
A situação chegou ao limite quando, no sábado, 24 de maio, durante o plantão, após um vazamento de água, o forro de gesso da redação cedeu e caiu sobre quatro estações de trabalho. Por sorte, ninguém ficou ferido. Contudo, o evento causou indignação nos empregados, que prontamente se reuniram para a realização da assembleia de ontem.
Na última quinta-feira, 29 de maio, o Sindicato dos Jornalistas e dos Radialistas de São Paulo enviaram um ofício para a direção da EBC cobrando um posicionamento formal da empresa quanto à segurança das instalações da EBC-SP, com o pedido de laudos técnicos. Foi solicitado também a apresentação de um plano imediato de reformas e manutenção das áreas críticas do edifício e a realização de uma reunião emergencial com as entidades sindicais, com o objetivo de apresentar e discutir o planejamento das ações de reforma, bem como o cronograma de execução e o acompanhamento das melhorias a serem implementadas na unidade. Até agora a empresa não se pronunciou sobre os pedidos dos sindicatos.
Com isso, os trabalhadores aprovaram a manifestação para a próxima quinta-feira (5) às 13h30, seguida de assembleia, com o objetivo de debater uma possível paralisação para a próxima semana.
Os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas de São Paulo enviarão novo pedido de reunião emergencial ainda nesta semana para que possam discutir com a empresa, de forma urgente, os graves problemas de estrutura da praça de São Paulo.
ATO EM PROTESTO ÀS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SEGURANÇA DA PRAÇA DE SÃO PAULO
Local: EBC-SP
Data: Quinta-feira (05/06)
Horário: 13h30
Assembleia: 14h30