Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Trabalhadores da EBC aprovam acordo Coletivo 2022-2024

Redação - SJSP

Após longo processo de negociação e de luta, os trabalhadores da EBC aprovaram na tarde da última quarta-feira (29) acordo coletivo de trabalho 2022-2024, encerrando assim um período prolongado sem a vigência de um ACT que mediasse as relações de trabalho entre a empresa e os empregados da estatal e assegurasse legalmente os seus direitos. A proposta foi aprovada em assembleia nacional e simultânea (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), por 262 votos a favor, 96 votos contrários e 8 abstenções.

Apesar da assinatura do acordo, tanto os sindicatos quanto os trabalhadores não saíram satisfeitos com o resultado final, como ficou explícito nos mais de 25% de votos contrarios. Isso porque se esperava que, com a mudança de governo e de direção da empresa, houvesse uma valorização dos trabalhadores que resistiram bravamente a mais de 6 anos de desmonte promovido por Temer e Bolsonaro. Infelizmente, não foi o que aconteceu. Sob a justificativa de baixa arrecadação e da aprovação do novo arcabouço fiscal, a proposta final vinda da SEST (Secretaria de Coordenação das Estatais) e da direção da EBC foi de reajuste de 90% do INPC para os salários nos dois períodos, retroativo a data base (novembro de 2022), 90% do índice nas demais cláusulas econômicas, retroativo a janeiro de 2023 (sob a justificativa de vedação peça LDO – lei de diretrizes orçamentárias), além da redução da ocupação de funcionários de carreira nos cargos de chefia e comissão (de 70% para 50%), indo na contramão da governança e dos princípios de valorização das carreiras dentro do serviço público.

Apesar dessas limitações, a assinatura do ACT põe fim a 3 anos sem acordo vigente na EBC, tendo em vista que o último (2000-2022) chegou a ir para dissídio. O imbróglio só teve fim no primeiro semestre de 2023, depois de mais de 2 anos e meio de lutas, greve e resistência dos trabalhadores da EBC.

O resultado final é fruto de muita luta, e dá uma base para a categoria prosseguir na batalha pela reconstrução e ampliação da EBC, em defesa da comunicação pública.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo