Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Trabalhadoras(es) na Rede TVT conquistam equiparação dos pisos à CCT

Redação - SJSP

Em assembleia na última sexta-feira (7) trabalhadoras(es) da TVT aprovaram por unanimidade a proposta patronal pelo Acordo Coletivo de Trabalho.

O acordo estava em negociação desde novembro de 2024 e a campanha salarial é conjunta entre o Sindicato dos Jornalistas (SJSP) e o Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo.

Para Girrana Rodrigues, jornalista da TVT e diretora de base do SJSP, a grande conquista deste ano é a equiparação dos pisos à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Rádio e TV da capital. “Desde que a sede da TVT se mudou para a cidade de São Paulo, em 2020, estávamos com os salários defasados, porque antes, em São Bernardo do Campo ganhávamos o piso de interior. A mobilização dos trabalhadores foi fundamental para mudar esse cenário.”

Os trabalhadores também conquistaram a reposição do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), desde a data-base, abono no valor de R$ 1 mil e aumento no valor do vale-refeição que passa a ser no valor de R$ 32.

Acima da CCT
O Acordo Coletivo de Trabalho tem conquistas que estão acima da convenção, como a licença maternidade de 180 dias e uma cláusula de direito de consciência que garante “o respeito à ética profissional e à liberdade de expressão”.

A luta dos trabalhadores por meio do Sindicato ainda garantiu que os demitidos em janeiro de 2025 realizassem a homologação no sindicato com a garantia de segurança nos cálculos rescisórios e do benefício do abono após a assinatura do ACT.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo