Em assembleia na última sexta-feira (7) trabalhadoras(es) da TVT aprovaram por unanimidade a proposta patronal pelo Acordo Coletivo de Trabalho.
O acordo estava em negociação desde novembro de 2024 e a campanha salarial é conjunta entre o Sindicato dos Jornalistas (SJSP) e o Sindicato dos Radialistas no Estado de São Paulo.
Para Girrana Rodrigues, jornalista da TVT e diretora de base do SJSP, a grande conquista deste ano é a equiparação dos pisos à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Rádio e TV da capital. “Desde que a sede da TVT se mudou para a cidade de São Paulo, em 2020, estávamos com os salários defasados, porque antes, em São Bernardo do Campo ganhávamos o piso de interior. A mobilização dos trabalhadores foi fundamental para mudar esse cenário.”
Os trabalhadores também conquistaram a reposição do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), desde a data-base, abono no valor de R$ 1 mil e aumento no valor do vale-refeição que passa a ser no valor de R$ 32.
Acima da CCT
O Acordo Coletivo de Trabalho tem conquistas que estão acima da convenção, como a licença maternidade de 180 dias e uma cláusula de direito de consciência que garante “o respeito à ética profissional e à liberdade de expressão”.
A luta dos trabalhadores por meio do Sindicato ainda garantiu que os demitidos em janeiro de 2025 realizassem a homologação no sindicato com a garantia de segurança nos cálculos rescisórios e do benefício do abono após a assinatura do ACT.