Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Nota Oficial

Total solidariedade à equipe de jornalistas do ICL, intimidada em seu local de trabalho pela empresa Fatal Model

SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam sua irrestrita solidariedade às e aos jornalistas do ICL (Instituto Conhecimento Liberta), intimidados de maneira absurda pela empresa Fatal Model nesta quinta-feira, 26 de setembro.

De acordo com relatos da equipe, pelo menos seis jornalistas estavam na redação se preparando para colocar o jornal “ICL Notícias” no ar, quando um caminhão envelopado com o logotipo da Fatal Model estacionou em frente ao ICL. Homens passaram a fotografar e filmar o prédio onde a redação está localizada. Ainda na quinta-feira, as e os apresentadores do ICL foram notificados extrajudicialmentes pela empresa.

Essa tentativa de constrangimento e ameaça é uma resposta agressiva e inaceitável ao trabalho jornalístico realizado pelo ICL, que denunciou a publicidade da empresa em partidas de futebol e nas camisas de clubes em transmissões televisivas de classificação livre, isso porque a Fatal Model é uma plataforma que oferece acompanhantes.

Após a publicação desse conteúdo do ICL, o Ministério da Justiça notificou o estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, para que dê explicações sobre a publicidade da Fatal Model exibida durante a partida entre Botafogo e Corinthians.

Ao realizar esse tipo de ação para intimidar profissionais que estavam apenas exercendo o seu trabalho, a Fatal Model ataca nossa categoria e o exercício da profissão, por meio de uma explícita tentativa de censura. O SJSP e a Fenaj estão à disposição da equipe de jornalistas do ICL para não apenas buscar garantir suas condições de trabalho como oferecer todo apoio contra ações lamentáveis, inadmissíveis como a ocorrida na data de ontem. As entidades também reforçam que as e os profissionais devem contar com garantias de proteção por parte do ICL, para que exerçam seu trabalho de maneira segura e livre de ameaças e qualquer tipo de intimidação.

São Paulo, 27 de setembro de 2024
SJSP/Fenaj

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo