O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestam total solidariedade à jornalista Paula Valdez, da BandNews TV, alvo de um ataque desrespeitoso e machista por parte do deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE), durante debate ao vivo no canal na última quarta-feira, 16 de julho.
Ao apresentar dados da pesquisa Genial/Quaest sobre a repercussão do chamado “tarifaço”, a jornalista foi interrompida de maneira agressiva pelo parlamentar, que distorceu suas palavras e tentou, aos gritos, desqualificar o trabalho da profissional. Paula Valdez manteve a serenidade, reafirmou seu compromisso com a informação e exigiu respeito, como deve ser diante de qualquer tentativa de intimidação.
Infelizmente, esse tipo de ataque não é um caso isolado. Tornou-se frequente o uso das redes sociais por agentes públicos para hostilizar jornalistas, especialmente mulheres.
O SJSP e a FENAJ repudiam com veemência qualquer forma de desrespeito, assédio ou tentativa de constrangimento contra jornalistas no exercício de sua função. Defender o jornalismo profissional é defender o direito da sociedade à livre circulação de informações.
Reiteramos nosso apoio irrestrito à jornalista Paula Valdez: entramos em contato com a profissional, nos colocando à completa disposição. É sempre essencial reafirmar: diante de qualquer tipo de autoritarismo, lutaremos e denunciaremos as tentativas de atacar e deslegitimar o trabalho de jornalistas.
São Paulo, 18 de julho de 2025
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – SJSP
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ


