O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) solidariza-se com a categoria dos portuários, que realiza uma paralisação nacional de 12 horas nesta terça-feira (22), em defesa de direitos que estão ameaçados por meio de um anteprojeto a ser pautado no dia 23 na Câmara Federal.
O anteprojeto atende aos interesses das empresas do setor portuário e será apresentado por uma comissão de juristas criada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. A intenção é revogar a Lei Portuária 12.815, atingindo em cheio trabalhadores portuários de todo o País, especialmente os avulsos.
Entre os retrocessos da proposta estão a possibilidade de terceirização de qualquer atividade nos portos, o fim do adicional de risco dos trabalhadores e a extinção da Guarda Portuária.
A paralisação para impedir que o anteprojeto avance é mais que necessária e está no contexto da luta da classe trabalhadora em defesa dos direitos, já tão aviltados nos últimos anos pela reforma trabalhista, pela reforma da Previdência e pela lei das terceirizações.
Nós, jornalistas, sentimos bem o impacto desses retrocessos. Por isso, o SJSP presta toda a solidariedade aos portuários!