O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) manifesta total apoio às trabalhadoras e trabalhadores das fábricas da PepsiCo em São Paulo e Sorocaba. A empresa, uma das maiores do mundo no setor alimentício, enfrenta uma greve liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo (STILASP), em resposta à tentativa arbitrária de implementar jornadas 6×1 e 6×2.
O movimento de greve dos(as) trabalhadores(as) da PepsiCo é a primeira no país em decorrência do debate contra a escala 6×1 (com apenas um dia de descanso semanal), que tem crescido nos últimos meses e mobilizado trabalhadores de diversos setores da economia contra a ultraexploração desta jornada de trabalho desumana. Nas últimas semanas, ocorreram manifestações em diversas cidades do país exigindo mudanças na jornada de trabalho e um abaixo-assinado virtual por estas mudanças, que já conta com três milhões de assinaturas.
O SJSP reafirma seu compromisso com as lutas da classe trabalhadora, defendendo o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho no Brasil. Consideramos essa greve um exemplo de mobilização concreta em defesa de condições de trabalho dignas. Expressamos nossa solidariedade aos(às) trabalhadores(as) da PepsiCo e ao STILASP, e exigimos que a empresa respeite suas reivindicações, garantindo um ambiente de trabalho que promova dignidade, qualidade de vida e saúde mental.