Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Nota

Todo apoio à colega Renata Falzoni!

Redação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) solidarizam-se com a jornalista, ativista ambiental e vereadora eleita da capital paulista Renata Falzoni (PSB), retirada à força do local em que se encontrava, na Avenida Sena Madureira, quando participava de um protesto de moradores contra o criminoso abate de 172 árvores iniciado pela Prefeitura nesta quinta-feira, 7 de novembro.

Renata abraçara-se a uma das árvores, na tentativa de evitar sua derrubada, quando foi arrastada por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Diversas árvores da Avenida Sena Madureira estão sendo abatidas para a construção de dois túneis de duvidosa necessidade. Renata insurgiu-se contra esse crime ambiental da gestão Ricardo Nunes (MDB) e por essa razão foi alvo da absurda repressão da GCM, que ao invés do que fez deveria proteger as árvores, importante patrimônio natural e paisagístico da cidade.

O SJSP e a Fenaj manifestam integral apoio à rebeldia e à disposição de luta da colega Renata Falzoni, que não hesitou em se opor pacificamente aos intentos da Prefeitura, e dos demais manifestantes. É bom lembrar que também os  promotores de justiça Moacir Tomani Junior e Carlos Henrique Prestes Camargo, do Ministério Público (MP-SP), consideram que a construção dos túneis é altamente danosa à flora, à fauna, ao meio ambiente e à população, e exortaram a Prefeitura a paralisar as obras imediatamente.

São Paulo, 8 de novembro de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Federação Nacional dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo