O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia a atitude contra o direito ao trabalho e ameaças sofridas pela jornalista Renata Golombieski, feitas por um membro da diretoria do Esporte Clube São Bento, de Sorocaba.
A profissional, que faz parte da equipe “Ipa & Bola”, da Rádio Ipanema FM, e que acompanha os bastidores e torcedores envolvidos em jogos do Esporte Clube São Bento, estava no CIC-Estádio Municipal Walter Ribeiro na tarde do último sábado (25), quando, após a partida São Bento x Avaí, tentando apenas fazer seu trabalho, o de ouvir torcedores do time de futebol de Sorocaba, foi impedida – e ameaçada – por um integrante da direção do clube.
Se não bastasse o ato que beira a censura e impede o direito constitucional de ir e vir, relatos do acontecido mostram atitudes atípicas de um dirigente de entidade desportiva: ofensas, agressão (um tapa no microfone) e discriminação de gênero (havia outros repórteres no local, mas a confusão foi contra uma mulher).
É constitucional o direito que todo trabalhador tem de exercer sua profissão. É crime a ameaça e a agressão.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) repudia com veemência esse tipo de ataque. É inadmissível que dirigentes de entidades representativas da sociedade – nesse caso de uma gloriosa instituição esportiva, patrimônio da cidade de Sorocaba – interfiram no trabalho de profissionais da imprensa, atentando contra a liberdade de expressão e ao direito de informação.
Atitudes de ameaça, física e verbal, devem ser sempre repelidas e denunciadas com veemência.
A direção do Sindicato também expressa solidariedade à jornalista Renata Golombieski pela violência e desrespeito sofridos, sabendo que os traumas pessoal e psicológico são imensuráveis. E reforça o compromisso da entidade com a defesa intransigente do livre exercício da profissão.
O Sindicato dos Jornalistas enviará este comunicado à presidência do Esporte Clube São Bento pedindo posicionamento e providências sobre o caso.
São Paulo, 27 de agosto de 2018.
Direção Regional Sorocaba – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo