Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sorocaba: Sindicato repudia agressão e ameaça a jornalista

Sorocaba: Sindicato repudia agressão e ameaça a jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia a atitude contra o direito ao trabalho e ameaças sofridas pela jornalista Renata Golombieski, feitas por um membro da diretoria do Esporte Clube São Bento, de Sorocaba.

A profissional, que faz parte da equipe “Ipa & Bola”, da Rádio Ipanema FM, e  que acompanha os bastidores e torcedores envolvidos em jogos do Esporte Clube São Bento, estava no CIC-Estádio Municipal Walter Ribeiro na tarde do último sábado (25), quando, após a partida São Bento x Avaí, tentando apenas fazer seu trabalho, o de ouvir torcedores do time de futebol de Sorocaba, foi impedida – e ameaçada – por um integrante da direção do clube.

Se não bastasse o ato que beira a censura e impede o direito constitucional de ir e vir, relatos do acontecido mostram atitudes atípicas de um dirigente de entidade desportiva: ofensas, agressão (um tapa no microfone) e discriminação de gênero (havia outros repórteres no local, mas a confusão foi contra uma mulher).

É constitucional o direito que todo trabalhador tem de exercer sua profissão. É crime a ameaça e a agressão.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) repudia com veemência esse tipo de ataque. É inadmissível que dirigentes de entidades representativas da sociedade – nesse caso de uma gloriosa instituição esportiva, patrimônio da cidade de Sorocaba – interfiram no trabalho de profissionais da imprensa, atentando contra a liberdade de expressão e ao direito de informação.

Atitudes de ameaça, física e verbal, devem ser sempre repelidas e denunciadas com veemência.

A direção do Sindicato também expressa solidariedade à jornalista Renata Golombieski pela violência e desrespeito sofridos, sabendo que os traumas pessoal e psicológico são imensuráveis. E reforça o compromisso da entidade com a defesa intransigente do livre exercício da profissão.

O Sindicato dos Jornalistas enviará este comunicado à presidência do Esporte Clube São Bento pedindo posicionamento e providências sobre o caso.

São Paulo, 27 de agosto de 2018.

Direção Regional Sorocaba – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo