Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Solidariedade ao colega Pedro Paiva! Salário de correspondentes da RedeTV! deve ser pago em dia

Redação - SJSP

Cumprir com suas obrigações trabalhistas, pagando em dia as pessoas contratadas, é o mínimo que se espera de uma empresa. Maiores ainda são as responsabilidades das empregadoras que usufruem de uma concessão pública, como é o caso das emissoras de TV. Por essa razão, é inaceitável e merecedora de absoluto repúdio a conduta da RedeTV!, que acaba de se tornar conhecida, de atrasar sistematicamente o pagamento de jornalistas que atuam como seus(suas) correspondentes no exterior.

Por tais razões, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) solidarizam-se com o colega Pedro Paiva, correspondente da RedeTV! em Nova York, que decidiu se demitir após sofrer repetidos atrasos no pagamento de seus salários.

Além de se desligar da emissora, Pedro Paiva acertadamente decidiu denunciar a atitude da RedeTV!, expondo publicamente as razões que o levaram a demitir-se. “São condições precárias de trabalho”, declarou ele, posteriormente, à coluna Notícias de TV.

O SJSP e a Fenaj encaminharam à RedeTV!, nesta data, ofício no qual solicitam à emissora informações sobre as relações contratuais de trabalho que mantém com seus(suas) correspondentes no exterior.

Há evidências de contratação de tais jornalistas pela RedeTV como “pessoas jurídicas”, o que já configura uma ilegalidade, dadas as características do trabalho desempenhado. Porém, mais grave ainda, a empresa lhes trata não como trabalhadores(as) que dependem de salários para sobreviver, mas como “fornecedores”, que vivem portanto em estado de permanente insegurança financeira.

O SJSP e a Fenaj colocam-se à disposição de Pedro Paiva e demais colegas que necessitem de apoio em defesa de seus direitos.

São Paulo, 3 de outubro de 2024

SJSP e Fenaj

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo