Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP tem plantão durante protesto contra aumento da tarifa

Aumento da tarifa: Sindicato faz plantão hoje (22) durante o protesto

Devido às ocorrências de violência contra a categoria, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) faz plantão novamente nesta terça (22), a partir das 17h, dia de mobilização contra o aumento da tarifa do transporte público na capital paulista.

Em caso de violência, censura ou cerceamento do exercício profissional durante o protesto, o jornalista pode contatar um dos diretores do Sindicato pelo celular/Whatsapp. 
No protesto: 
Paulo Zocchi: (11) 98858-9739
Ana Flavia Marx: (11) 99690-3298
Na sede do Sindicato:
Priscilla Chandretti: (11) 96028-7769

O plantão é o terceiro consecutivo realizado pelo SJSP em 2019 por conta da violência que os jornalistas têm sofrido nas manifestações contra o aumento da tarifa de transporte público na cidade de São Paulo.

A direção do Sindicato ressalta que há uma cláusula específica na Convenção Coletiva de Jornais e Revistas da Capital determinando que as empresas de comunicação forneçam equipamentos para garantir a segurança dos jornalistas nas coberturas de risco. Confira a íntegra da cláusula:

“CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA SEGUNDA. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

As empresas disponibilizarão os equipamentos básicos de segurança aos seus profissionais jornalistas que realizarem cobertura de eventos de risco a sua integridade física, que compreendem óculos de proteção, capacete de segurança e máscara contra gás lacrimogêneo.

PARÁGRAFO 1°.: O Sindicato da categoria econômica acordante recomendará ás empresas a disponibilização, mediante a devida autorização da Autoridade competente, de equipamentos especiais, tais como capacete balístico e colete à prova de bala, aos profissionais jornalistas que participarem em coberturas de conflitos armados.

PARÁGRAFO 2°.: As empresas recomendarão o uso dos equipamentos fornecido.”

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo