Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP, Sindicato dos Radialistas e Fenaj expressam total apoio ao repórter-cinematográfico Hércules Raimundo e exigem sua imediata reintegração pela Band

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam integral apoio ao repórter cinematográfico Hércules da Silva Raimundo, demitido nesta terça-feira (23/9) da Rádio e Tv Bandeirantes, após mais de 20 anos de atividade na emissora. O jornalista foi desligado de forma sumária apesar de, comprovadamente, apresentar graves problemas de saúde em decorrência de sua atividade e de ter sofrido, recentemente, acidente durante deslocamento em direção à emissora.

Hércules atua no jornalismo diário há mais de duas décadas, desempenhando importante atividade como repórter cinematográfico em reportagens diárias, entradas ao vivo e projetos especiais. O jornalista exerceu tarefas de clara periculosidade, como motolink e operando sistema no helicóptero da Band. Parte das atividades realizadas pelo profissional impactou significativamente sua saúde, causando-lhe danos irreversíveis. Uma delas aliás, segundo relatos e laudo emitido pela própria empresa, provocou o reenquadramento do jornalista como Portador de Deficiência Permanente. O laudo, emitido em janeiro de 2024 por médico do trabalho da empresa, reconhece a perda auditiva do trabalhador, lesão crônica que demanda acompanhamento permanente.

Outro ponto que causa espanto é a demissão acontecer logo após o profissional voltar de uma licença médica. Hércules sofreu um grave acidente no dia 9 de setembro, enquanto se deslocava para a emissora. O acidente causou uma lesão em seu ombro e clavícula, e o profissional encontra-se em tratamento médico, precisando de cuidados importantes neste momento de recuperação. A empresa realizou inclusive uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), tendo consciência das condições de saúde apresentadas pelo jornalista.

As entidades que subscrevem esta nota reiteram seu repúdio à demissão do profissional nessas condições de vulnerabilidade, que representa um grave desrespeito a saúde de um de seus trabalhadores, e exigem uma reunião para tratar especificamente desse caso. O SJSP enviará ainda hoje ofício propondo uma reunião com a direção da Band para discutir a situação e exigir a imediata reintegração de Hercules, pois sua demissão além de abusiva foi manifestamente ilegal.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo