O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam integral solidariedade e apoio ao jornalista e dirigente sindical Ernandes Caires, que sofreu suspensão de três dias pelo Grupo Tribuna por expressar opinião política no seu perfil pessoal em uma rede social.
Ernandes, que é diretor de base do SJSP, trabalha há três décadas no Grupo Tribuna e sempre cumpriu com suas obrigações profissionais, sendo merecedor da estima de colegas e da sociedade da Baixada Santista.
O Grupo Tribuna alega que o jornalista teria violado as normas de conduta da empresa ao exprimir sua opinião a respeito de conhecida pré-candidata à Prefeitura de Santos. No entanto, o regulamento interno de uma empresa não pode se sobrepor ao direito constitucional de livre manifestação do pensamento, que também abrange os jornalistas como cidadãos (artigo 5º, inciso IV da Constituição Federal).
O Sindicato solicitará à empresa uma reunião para tratar do assunto, com a devida urgência, visto que a medida adotada contra esse profissional é inaceitável por ferir toda a categoria dos jornalistas e por afrontar um direito constitucional.
O SJSP envidará todos os esforços para que a suspensão seja cancelada e conclama a categoria a solidarizar-se com o respeitado jornalista e dirigente sindical.
Thiago Cianga Tanji
Presidente do SJSP
Samira de Castro
Presidente da Fenaj