O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia o ataque a tiros à caravana do ex-presidente Lula, com ônibus alvejados enquanto percorriam o trajeto entre as cidades paranaenses de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul.
O caso é gravíssimo pela tentativa de atentado à vida de um ex-chefe de Estado, numa demonstração de violência extrema praticada por quem não admite a importância do debate político, despreza a democracia e ataca o Estado de direito.
O ataque também é gravíssimo por ter atingido com tiros o ônibus que levava jornalistas que trabalham na cobertura da caravana, profissionais que colocam em prática o papel social da comunicação ao informar à sociedade. Por isso, silenciar as vozes e notícias divulgadas por esses jornalistas também é o desejo de grupos fascistas e antidemocráticos que, infelizmente, têm crescido na conjuntura de golpe que assola o Brasil.
São lamentáveis, ainda, as expressões daqueles que tentam justificar o que é injustificável, pois nenhuma alegação é válida para explicar essa violência.
O Sindicato dos Jornalistas espera pela devida investigação dos fatos e pela punição dos responsáveis por esse atentado a vidas humanas e à democracia no país.
O SJSP expressa, ainda, sua preocupação com as consequências do golpe que estão em prática em medidas como a “reforma” trabalhista, que se estendem à malfadada intervenção militar no Rio de Janeiro – que já fez vítima Marielle Franco – e agora atingem também as liberdades de expressão e de imprensa, e o direito ao exercício profissional dos jornalistas.
Da mesma forma que combateu os mais de 20 anos de ditadura vividos no passado, o Sindicato dos Jornalistas segue honrando sua história de luta, agora pelo resgate da democracia e do Estado de direito – que hoje passa pela realização de eleições legítimas, com a garantia do direito de Lula ser candidato – e contra qualquer tipo de censura e de ataques que ferem de morte o Brasil e os brasileiros.
São Paulo, 28 de março de 2018 de 2018.
Direção – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo