O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia agressões contra jornalistas ocorridas na manhã desta sexta-feira (4), em São Bernardo do Campo, no ABCD paulista, em frente à casa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Uma equipe da TV Bandeirantes chegou a ser cercada por desconhecidos que tentaram impedir a cobertura.
Trata-se de atentado à liberdade de imprensa e expressão, cujos autores não entendem o papel do profissional de imprensa, que se esforça para levar à população informações e imagens que retratem os fatos. Confundem a ação dos profissionais com os interesses políticos e econômicos das empresas de comunicação e suas linhas editoriais.
O Sindicato dos Jornalistas respeita o direito que qualquer cidadão tem de protestar contra as empresas de comunicação e suas orientações editorais, mas exige o respeito ao trabalho dos jornalistas e à sua integridade física. Os jornalistas são assalariados, que estão exercendo seu legítimo direito ao trabalho.
O Sindicato defende a plenitude da democracia e entende que todo cidadão brasileiro tem o direito de se manifestar, mas não pode e nem deve cercear o trabalho dos jornalistas, cuja missão é levar informação de qualidade para que a população faça seu juízo de valores.
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO