A Regional do ABCD do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo repudia a maneira como foram tratados os jornalistas; Thiago Quirino, diretor de redação do jornal Tribuna Acontece e Valderez Coimbra, do blog Lamparina Urbana.
Os profissionais foram impedidos de exercerem suas funções no último dia 28 de junho, em uma reunião no Paço Municipal de Ribeirão Pires, onde se discutia com moradores, soluções para as tarifas do transporte público e para a saúde municipal.
No momento em que a comissão entrava no PMRP, ambos foram “barrados” por funcionários da prefeitura, que relataram seguir ordem dos secretários responsáveis; secretário de Governo, Koiti Takaki e pela secretária de Segurança Pública, Sonia Garcia, num atentado claro a liberdade de imprensa.
Indignado com o ocorrido, Thiago tentou contato telefônico com os secretários, sem sucesso. O retorno da ligação foi feito somente após o término da reunião, pelo secretário Koiti Takaki, que se disse surpreso com o fato de “alguém” ter impedido o trabalho da imprensa.
A Regional do ABCD do SJSP manifesta sua solidariedade aos jornalistas Thiago Quirino e Valderez Coimbra e aguarda a devida reparação aos trabalhadores.