O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo comemorou nesta sexta-feira (4) a revogação do decreto 033/2016, publicado pela Prefeitura de Ribeirão Preto que restringia o ingresso de jornalistas nas unidades de saúde do município.
A entidade repudiou a publicação do decreto por considerá-lo “retrógrado em relação a todos os avanços conquistados pela categoria em busca da liberdade de imprensa e do exercício da profissão”, diz o diretor regional de Ribeirão Preto, José Francisco Pimenta.
O Sindicato pressionou a prefeitura de Ribeirão Preto na busca de reverter a decisão e convenceu a prefeita Dárcy Vera da inconveniência da decretação de medida que limita o trabalho da imprensa em órgãos públicos municipais.
Nesta sexta-feira, a prefeita convocou o dirigente do SJSP, José Francisco Pimenta e na presença do secretário municipal da Saúde, Stenio Miranda, revogou o decreto. O diretor do Sindicato, que é repórter fotográfico, registrou, através da imagem, o momento da revogação. Diversas entidades sindicais e profissionais da área comemoraram o resultado da luta.
Foto: prefeita no momento em que revoga o decreto 033/2016. Foto de José Francisco Pimenta