O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, por meio de uma petição elaborada pelo departamento jurídico da entidade, solicita que o juízo da 4º Vara Cível de São Bernardo do Campo, onde tramita a falência do grupo IBF, DCI, Editora Visão e Shopping News determine ao síndico da massa falida que efetue o pagamento integral aos credores trabalhistas arrolados no quadro geral de credores.
O Síndico (responsável por administrar o processo) havia proposto inicialmente pagar apenas 60% dos valores devidos aos trabalhadores. O pedido foi feito porque, de acordo com extratos apresentados no segundo semestre de 2024 pelo Banco do Brasil, o saldo disponível no processo de falência já ultrapassa 83 milhões de reais.
O processo que já se arrasta por três décadas, e que permanece prejudicando milhares de trabalhadores e trabalhadoras que não receberam salários e direitos, como o pagamento de férias e 13º.
Além disso, foi identificado que existem depósitos judiciais em outras contas que não foram incluídos no cálculo do total disponível para pagamento. Um desses depósitos, por exemplo, foi feito em novembro de 2024, no valor de 61 milhões de reais, e está relacionado a um imóvel leiloado no Rio de Janeiro.
O Sindicato permanece acompanhando o caso e pede que o pagamento seja feito de forma célere e completa, para garantir que os trabalhadores e trabalhadoras não sejam mais prejudicados.