A Câmara Municipal de São Paulo lança nesta sexta-feira (21) às 19h, o “Relatório Final – maio a dezembro de 2012” da Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog. A solenidade terá a presença do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo (PT); da deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina e da coordenadora da Comissão Nacional da Verdade, Rosa Maria Cardoso. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), José Augusto Camargo (Guto) representa a direção da entidade no evento.
Para se entender o percurso da Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog, de 2012 para 2013, deve-se tomar como ponto de partida o trabalho realizado pela CPI da Vala de Perus, em 1990. As investigações então feitas marcam um ponto fundamental para se trazer a público as atrocidades cometidas em São Paulo durante o regime militar.
A Comissão iniciou seus trabalhos ouvindo os depoimentos das vítimas para levantar os responsáveis pelas torturas, assassinatos, ocultamentos de corpos e no apoio à montagem da estrutura repressiva.
Entre outras personalidades, o lançamento do Relatório contará com a participação também dois presidentes da Comissão da Verdade Vladimir Herzog: o vereador Natalini (PV), atual presidente, e o ex-vereador Ítalo Cardoso, presidente no período coberto pelo Relatório, em 2012.
O Relatório Final, em forma de livro (260 páginas), será distribuído aos presentes durante o evento.
Trecho do depoimento de Tereza Lajolo à Comissão da Verdade Vladimir Herzog, em 28 de junho de 2012:
“O Sistema de Segurança Nacional criou a Operação Bandeirante, que foi comandado, pelo II Exército. A Operação Bandeirante se torna oficializada como DOI-CODI, mas é a mesma coisa, e temos ainda o DOPS, que é um órgão estadual. Esses dois órgãos, um de ligação federal e outro estadual, o DOI-CODI e o DOPS se relacionaram com o IML, com o serviço funerário e com os cemitérios. Então, funcionava uma articulação municipal, estadual e federal no processo de repressão e, principalmente, de ocultação dos cadáveres…”.
Solenidade de Lançamento do Relatório Final – maio a dezembro de 2012 da Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog
Sexta-feira, 21 de junho, às 19h00
Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, nº 100, 8º andar
Foto de Renatto Santana/CMSP – de audiência pública de 2012 da Comissão da Verdade Municipal