A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo lamenta informar o falecimento do dirigente sindical e ex-presidente da Apeoesp, Carlos Ramiro de Castro, o Carlão. Ele faleceu no início da manhã desta quinta-feira (05/09) em consequencia de diabete.
Companheira de direção quando Carlão foi vice-presidente da CUT Estadual SP, a secretária de Comunicação e Cultura do SJSP, Lílian Parise, representou a entidade no velório, que contou com a presença de parlamentares, sindicalistas, professores e militantes.
“Perdemos não só uma grande liderança dos professores paulistas mas o exemplo de um grande homem, incansável na luta pelos direitos da classe trabalhadora e uma referência para todos e todas que lutam por uma vida digna e pela democracia plena”, afirma a dirigente.
Com uma trajetória política iniciada nos anos 70, ainda no movimento estudantil, com passagens pela CUT e uma atuação destacada na APEOESP, onde foi presidente entre 2002 e 2008, Carlos Ramiro era professor aposentado de Ciências e Biologia, suplente do senador Eduardo Suplicy e assessor do MEC, além de ter sido um dos idealizadores do SINP (Conselho de Política e Remuneração do Funcionalismo Público Estadual).
O velório ocorreu no Auditório Florestan Fernandes, na sede da APEOESP (Praça da República, 282).
O sepultamento ocorrerá no município de Braúna, no Interior de São Paulo, cidade que fica na região de Araçatuba e Birigui.
A direção do SJSP solidariza-se com familiares e amigos.
Fonte: Da redação, com informações e foto da APEOESP