Pular para o conteúdo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP lamenta a morte do fotojornalista Sérgio Jorge por covid-19

SJSP lamenta a morte do fotojornalista Sérgio Jorge por covid-19

Foto: reprodução Facebook

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) lamenta a morte do fotojornalista sindicalizado Sérgio Vital Tafner Jorge nesta madrugada (30/11) em decorrência da covid-19. Jorge presidia o CineFotoClube de Amparo.

Natural de Amparo, no interior do estado, o jornalista de 83 anos recebeu, em 1960, o prêmio Esso de Fotografia. Profissionalmente, atuou nos jornais O Dia, Gazeta Esportiva, na revista Manchete, na Fatos & Fotos e foi diretor do Estúdio Abril, onde formou alguns dos melhores fotojornalistas de nossa imprensa. Em 2017, foi agraciado pela Câmara Municipal de Amparo com o título de Cidadão Benemérito de Amparo.

Seu acervo fotográfico supera 60 mil imagens. É autor do livro Fotos que contam histórias – Sergio Jorge – 60 anos de fotojornalismo.

Em entrevista concedida ao Unidade, jornal do sindicato, Sérgio falou da farsa montada pela ditadura quando Carlos Marighella, dirigente da Ação Libertadora Nacional (ALN), foi assassinado em 1969. Os policiais só permitiram que ele e outros repórteres fotográficos fizessem imagens depois de mudarem de lugar o corpo de Marighella. A entrevista foi publicada em dezembro de 2013.

Sérgio Jorge participava das atividades da Associação Paulista dos Jornalistas Veteranos (Ajovesp) e em 2015 integrou a Comissão Eleitoral que organizou as eleições do SPSP.

Sindicalizado desde 1958, o fotojornalista deixa esposa e filhos.

veja também

relacionadas

mais lidas