Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP exige libertação de jornalista detido durante protestos

SJSP exige libertação de jornalista detido durante protestos


liberdade01

 

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) enviou no dia 12 de junho ofício à Secretaria de Segurança Pública no Estado de São Paulo exigindo esclarecimentos e a imediata libertação do jornalista Pedro Ribeiro Nogueira, do Portal Aprendiz, que foi detido arbitrariamente durante os protestos contra o aumento das tarifas do transporte público na noite do dia 11.

No ofício enviado pelo SJSP, a entidade reforça a condição de jornalista de Pedro e diz que sua prisão arbitrária fere a liberdade de imprensa. “Ele é inscrito junto ao Ministério do Trabalho e Emprego MTb como Jornalista Profissional Diplomado, trabalha para o Portal Aprendiz (www.aprendiz.uol.com.br), que estava presente à manifestação contra o aumento da tarifa do transporte publico ocorrida em 11/06/2013, realizando trabalho de cunho jornalístico, conforme assegura o Decreto-Lei n° 972/69, que regulamenta a profissão. Desta forma, configura a prisão um atentado a “Liberdade de Imprensa”.

O Portal Aprendiz também divulgou nota informando que o profissional estava em serviço quando foi detido. “Na noite de ontem, o repórter do Portal Aprendiz, Pedro Ribeiro Nogueira, foi preso durante cobertura da manifestação contra o aumento da tarifa do transporte público na capital paulista. Assim como outros jornalistas, Nogueira foi agredido e detido pela Polícia Militar, embora estivesse apenas trabalhando na cobertura dos fatos”, informa o texto.

O SJSP também manifestou sua solidariedade aos familiares do jornalista detido e se colocou à disposição do advogado do profissional para qualquer eventualidade.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo