Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP exibe documentário “Garrafas ao Mar” no dia 27

SJSP exibe documentário "Garrafas ao Mar" no dia 27


garrafas_ao_mar

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Abraji exibem no próximo dia 27 de maio (segunda-feira), às 19h,  o documentário “Garrafas ao Mar: a víbora manda lembranças” com a presença do diretor Geneton Moraes Neto e convidados. A exibição será no auditório Vladimir Herzog, no próprio Sindicato e seguida de uma sessão de debates sobre o filme. Produzido pela Globo News, o documentário compila as conversas gravadas de Geneton Moraes com o repórter Joel Silveira ao longo de 20 anos até a sua morte, em 2007.

São 90 minutos de experiências e observações sobre sua carreira contadas por ele mesmo. Joel cobriu a Segunda Guerra Mundial e foi precursor do jornalismo literário no Brasil tendo convivido com Nelson Rodrigues e entrevistando figuras históricas do país como Gilberto Freyre, Getúlio Vargas, Graciliano Ramos, Jorge Amado entre outros.

Joel Silveira também passou pelos principais jornais do país, como os Diários Associados, Última Hora, O Estado de S. Paulo, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Manchete. No Diários Associados, Assis Chateaubriand  lhe deu o apelido de “Víbora” devido ao seu modo ferino de escrever. Entre suas principais reportagens estão “Era assim os grã-finos de São Paulo” e “A Milésima Segunda Noite na Avenida Paulista” em que descreve o casamento da filha do conde Francisco Matarazzo Júnior sem ter participado da cerimônia por não ter sido convidado.

O tom do filme, como Geneton mesmo define, é de um mestre se dirigindo a um aprendiz:“o que vi e ouvi ali, naquele apartamento que chamo de Escola de Jornalismo da rua Francisco Sá, haverá de ser útil, também, a quem assistir ao documentário”, indica em seu blog. Junto com a entrevista, o documentário traz ainda leitura de textos de Joel Silveira na voz dos atores Othon Bastos e Carlos Vereza.

A exibição do filme é gratuita, voltada para estudantes e profissionais do jornalismo. Não é necessário inscrição.

 

Serviço:

Exibição do documentário “Garrafas ao Mar: a víbora manda lembranças”

Onde: Auditório Vladimir Herzog – Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja.

Data: 27 de maio

Hora: 20h

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo