Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP e PMSP terão protocolo contra censura à mídia sindical

Sindicato e PMSP terão protocolo contra censura à mídia sindical

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) se reunião no último dia 10 de maio com Fábio Souza dos Santos, secretário especial de Comunicação (Secom) da Prefeitura Municipal de São Paulo, para tratar de casos de censuras e discriminação sofridos pela imprensa sindical há quase dois meses.

Em 27 de março, jornalistas da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT/SP) e do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep) foram impedidos de acompanhar uma coletiva de imprensa com o então prefeito João Doria (PSDB), na qual o gestor falaria sobre o polêmico projeto que alteraria a previdência dos servidores públicos da capital paulista.

Na reunião com o SJSP, Santos alegou aos sindicalistas que o caso foi atípico e que a equipe da Secom estava sob pressão porque, em outra coletiva, militantes que haviam se credenciado como jornalistas acabaram entrando numa coletiva de imprensa para protestar. O secretário ainda afirmou que a praxe da Prefeitura paulistana é de garantir o acesso e não o de barrar os profissionais de comunicação.

A direção do Sindicato reforçou à Secom que, além da garantia de liberdade de imprensa e de exercício profissional dos jornalistas, é essencial que a imprensa sindical acompanhe as ações da prefeitura por se tratar de um poder público, que deve ser transparente e prestar contas à população paulistana.

Como encaminhamento, foi proposta a elaboração de um protocolo estabelecendo regras em comum acordo para garantir o acesso dos jornalistas da mídia sindical às atividades realizadas pela Prefeitura da capital.

O Sindicato está elaborando o documento, que será enviado oportunamente à Prefeitura Municipal de São Paulo para assinatura formal do protocolo.

Leia também:
Censura a jornalistas: Sindicato quer reunião com Secretaria de Comunicação da capital
Prefeitura de São Paulo discrimina e censura mídia sindical

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo