Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP e Fenaj repudiam ataque judicial do Flamengo contra jornalistas do UOL

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) receberam com muita preocupação a informação de que a diretoria do Clube de Regatas do Flamengo ajuizou uma queixa-crime contra 11 jornalistas do UOL, além do engenheiro José Augusto Bezerra. 

Surpreende o fato de que o clube processou individualmente os profissionais, e não a empresa. Infelizmente, tal expediente é utilizado para constranger jornalistas e impedir o exercício da profissão e a livre circulação de informações. 

O Flamengo já havia impedido a entrada de jornalistas do UOL após a publicação de uma reportagem sobre o trágico incêndio do Ninho do Urubu, que ocorreu em 2019 e causou a morte de 10 garotos do futebol de base que moravam nos precários alojamentos do Centro de Treinamentos da equipe carioca. 

O SJSP e a Fenaj repudiam a ação do Flamengo e reafirmam que o trabalho jornalístico deve ser respeitado. É necessário reforçar também que o UOL deve realizar a defesa jurídica de seus profissionais, como consta em acordos coletivos e convenções coletivas da categoria.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo