Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP convoca para audiência terça (9)

PL 01/2019: Sindicato dos Jornalistas convoca para audiência pública

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) convoca para audiência pública na terça-feira (9), a partir das 10h, no Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para debater o Projeto de Lei (PL) 1/2019, proposta do governador João Doria (PSDB) que pretende fundir, cindir, incorporar ou extinguir seis empresas públicas estaduais que empregam cerca de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras.

Responsáveis por serviços públicos relevantes à população, as empresas atingidas são Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), Imprensa Oficial do Estado São Paulo (Imesp) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Desde que o PL foi anunciado numa coletiva de imprensa no início do ano, sindicatos e trabalhadores dessas companhias  estão unidos em mobilização conjunta contra a proposta. O SJSP está engajado na luta representando os jornalistas da Imprensa Oficial e, entre outras ações, as entidades divulgaram um manifesto, realizaram assembleias e elaboraram um jornal (confira a publicação) para esclarecer a população paulista sobre os impactos do PL.

A primeira audiência pública a tratar do tema ocorreu no último dia 27 de março e, na ocasião,  os diretores dos sindicatos e os representantes dos trabalhadores rechaçaram o Projeto de Lei, ressaltando que o governo Doria não apresentou qualquer estudo que justifique a necessidade de fundir ou extinguir as empresas. Eles também criticaram a proposta por ignorar a relevância tanto dos serviços públicos prestados à população quanto o acúmulo de conhecimento e o corpo técnico especializado das seis companhias.

Depois da primeira audiência, foi criado um Grupo de Trabalho com trabalhadores, sindicatos e a assessoria dos deputados para construir um conjunto de ações contra o Projeto de Lei e contra privatizações. A primeira reunião foi em 1º de abril e, no dia 2, os representantes dos trabalhadores e a diretoria das seis empresas estiveram em diálogo com o Colégio de Líderes da Alesp.

Audiência Pública sobre o Projeto de Lei 1/2019
Data: 9 de abril de 2019 (terça-feira)
Horário: 10h
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório Paulo Kobayashi
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera – São Paulo – SP

Leia também:
Sindicatos e trabalhadores rechaçam PL de desmonte de empresas públicas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo