Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP convoca assembleia para discutir demissões no Estadão

SJSP convoca assembleia para discutir demissões no Estadão


estado

 

 

Diante das demissões ocorridas no jornal O Estado de São Paulo, a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) convoca os jornalistas para assembleia a se realizar na próxima segunda-feira (dia 8) às 17 horas, na frente da portaria da empresa (Av. Celestino Bourrol,  nº 68, Bairro do Limão).

O objetivo é discutir e votar a seguinte pauta:

1) Deliberar sobre a resposta da empresa ou eventual falta de resposta ao ofício protocolado em 04/04/13, solicitando a efetivação de termo de compromisso garantindo a não efetivação de dispensa coletiva até 04/05/2013, bem como a garantia de negociação prévia com o Sindicato sobre a questão;

2) Deliberar sobre a deflagração imediata do estado de greve enquanto não houver uma posição clara da empresa sobre a ameaça de dispensa coletiva ou revogação das dispensas eventualmente havidas e a consequente paralisação dos serviços após os prazos legais.

Manutenção dos empregos

Para o secretário geral da entidade, André Freire, mais uma vez o Grupo Estado não reconhece a representação da categoria pelo Sindicato e realiza demissões à revelia da entidade que lutará pela manutenção dos empregos. “Esperamos que os jornalistas que estão trabalhando e os demitidos compareçam à assembleia para fortalecer a luta pela defesa dos interesses dos jornalistas”.

Novamente o Grupo Estado volta a desrespeitar os jornalistas. Em outubro do ano passado, o fechamento do Jornal da Tarde foi conduzido em sigilo, sem comuinicação ao SJSP ou aos profissionais.

Naquele triste episódio, somente com a mobilização dos jornalistas, fortalecendo as tentativas de negociação, o envio do aviso de greve e a convocação de uma audiência de emergência na Justiça do Trabalho, a empresa comunicou o fechamento da redação. Foi então obrigada pela Justiça a negociar com o Sindicato dos Jornalistas, garantindo a estabilidade dos profissionais por 50 dias.

A função educativa da decisão judicial era a de instruir a empresa na prática da negociação transparente no que tange às relações de trabalho.

Ao que tudo indica, o Grupo Estado parece trilhar o mesmo caminho no caso do Estadão. Por isso, os jornalistas devem estar unidos, fortalecendo as futuras negociações.

A direção do Sindicato manifesta sua oposição a qualquer demissão e sua disposição de ajudar na organização dos jornalistas em defesa de seus empregos e de seus direitos.

 

Este é o edital de convocação da assembleia:

  

 

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS

NO ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA


O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, abaixo-assinado, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca os jornalistas profissionais que prestam serviços nas empresas do Grupo Estado de S. Paulo, para participarem da Assembleia Extraordinária Específica, a realizar-se no dia 08 de abril de 2.013, às 17h em primeira convocação e às 17h30m em segunda convocação, na frente da portaria da empresa, situada na Av. Celestino Bourrol,  n. 68, Bairro do Limão, São Paulo/SP, para discutir e votar a seguinte pauta: 1) deliberar sobre a resposta da empresa ou eventual falta de resposta ao ofício protocolado em 04/04/13, solicitando a efetivação de termo de compromisso garantindo a não efetivação de dispensa coletiva de jornalistas até 04/05/13, bem como a garantia de negociação prévia com o sindicato sobre a questão; 2) DELIBERAR SOBRE A DEFLAGRAÇÃO IMEDIATA DO ESTADO DE GREVE ENQUANTO NÃO HOUVER UMA POSIÇÃO CLARA DA EMPRESA SOBRE A AMEAÇA DE DISPENSA COLETIVA OU REVOGAÇÃO DAS DISPENSAS EVENTUALMENTE HAVIDAS E A CONSEQUENTE PARALISAÇÃO DOS SERVIÇOS APÓS OS PRAZOS LEGAIS.

 

São Paulo, em 05 de Abril de 2013.

 

________________________________

JOSÉ AUGUSTO CAMARGO DE OLIVEIRA

Diretor Presidente

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo