Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP combate demissões na Rede Bom Dia e acompanha concentração de atividades no Diário de São Paulo

SJSP combate demissões na Rede Bom Dia e acompanha concentração de atividades no Diário de São Paulo


 

 

 

 

jornal-bomdia

 

 

 

Após a crise criada com demissões e transferências de alguns trabalhadores da Rede Bom Dia de Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e Jundiaí para o Diário de São Paulo, a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) organizou assembleia, no dia 13 de maio, no jornal em Osasco, para avaliar as condições de trabalho e o processo de adaptação à nova redação.

A empresa ainda não forneceu oficialmente o número de jornalistas dispensados ou transferidos para a Capital. Para manter os trabalhadores mobilizados, os dirigentes sindicais programaram novas assembleias na Rede Bom Dia nas cidades do Interior, inclusive em locais onde o título é franqueado, como é o caso de Marília.

No início do mês, dirigentes do SJSP se reuniram com representantes da Rede Bom Dia para tratar do assunto. A entidade foi representada por Edvaldo Antônio de Almeida, secretário do Interior e Litoral, José Eduardo de Souza e Fabiana Caramez, adjuntos e pelo coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato, o advogado, Dr. Raphael Maia.

 

Além das demissões e do clima de insegurança nas redações do interior, os dirigentes do SJSP ainda questionaram as dificuldades para os transferidos a Osasco (sede do Diário), uma vez que terão que se utilizar de transporte para chegar ao trabalho ou locar um espaço para morar, seja em hotel ou imóvel, ao que a empresa garantiu que oferece todas as condições para os profissionais transferidos, inclusive o reembolso do transporte e o pagamento de hotel até que estejam devidamente instalados.

 

Segundo Edvaldo, a direção do jornal nega que esteja reduzindo quadros e qualifica as dispensas como um processo de reestruturação: “A empresa reconhece as demissões no interior, mas alega que manteve o nível de emprego, pois está absorvendo alguns trabalhadores, os transferindo para o Diário de São Paulo, além de estar fazendo novas contratações para o jornal em Osasco”, diz.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo