Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP acompanha processo de licitação da TV Assembleia

SJSP acompanha processo de licitação da TV Assembleia


alesp 2

 

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) acompanha, com a diretora de Relações Sindicais e Sociais, Evany Sessa, a licitação que definirá o futuro gestor da TV Assembleia, que atualmente é operada pela Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac).

Diversas empresas estão participando do processo licitatório mas, independente do vencedor, a direção do SJSP quer preservar os empregos dos jornalistas, responsáveis pela produção, edição e cobertura do dia a dia do parlamento estadual de São Paulo.

Em abril, o contrato da Fundac com a Assembleia Legislativa se encerrou e foi prorrogado por mais cinco meses. Desde então, os jornalistas vivem uma situação de indefinição e de incertezas.

“O Sindicato quer a preservação dos empregos, independentemente do vencedor da licitação”, diz Evany. Para isso, esta semana, o SJSP participou da reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa, onde os dirigentes expuseram o problema da transição na TV Alesp. Também realizou assembleia com os trabalhadores na redação para explicar o resultado das tratativas com os deputados. Além da dirigente, participou das reuniões o chefe do Departamento Jurídico do SJSP, Dr. Raphael Maia.

Compromissos

A direção da Fundac, que é gestora da TV atualmente, já firmou um compromisso com o SJSP que, caso saia vitoriosa no processo de licitação, preservará integralmente os empregos. No entanto, a entidade pretende obter este compromisso também de outro virtual vencedor, que será definido na licitação que está ocorrendo nesta quinta-feira (27), na Alesp.

Em episódio semelhante ocorrido em anos anteriores, o SJSP conseguiu fazer com que a Fundac absorvesse grande parte dos jornalistas oriundos da antiga produtora da TV Alesp, a RTV Cultura, que desistiu da produção em decisão do Conselho da TV e do ex-presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad.

 

Foto: Evany Sessa – assembleia dos jornalistas da TV Alesp

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo