Os Sindicatos dos Radialistas do DF, SP e RJ e dos Jornalistas do DF, SP e Rio têm reuniões agendadas com a direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e representantes da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI) para tratar da implantação do novo Plano de Cargos e Remunerações (PCR).
As conversas ocorrem após a aprovação, na últimas semanas, pelo Congresso Nacional, da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que ainda deverá ser sancionada pelo presidente da República para entrar em vigor. Essa lei reservou um orçamento de cerca de R$ 955 milhões para a EBC. As entidades ainda não tem o detalhamento sobre a previsão de recursos para a implantação do PCR, negociado ao longo dos últimos dois anos e que consagrou, após grande mobilização dos trabalhadores, novas tabelas salariais com redução de níveis e aumento salarial, bem como a garantia de isonomia entre as diferentes carreiras.
A reunião com a direção da EBC está prevista para ocorrer nesta quinta-feira (27). Já a reunião com a SEST está marcada para o dia 8 de abril.
PLENÁRIA DOS/AS TRABALHADORES/AS
Para esclarecer e dar transparência ao conjunto dos/as trabalhadores/as, as entidades sindicais vão chamar uma plenária com todas as categorias da EBC, após a realização dessas reuniões, para alinhar os próximos passos do PCR, que seguem dependendo de mobilização e vigilância para ser implantado. A data da plenária será informada oportunamente.
ACT 2024/2026
Durante a reunião com a direção da EBC, os sindicatos também esperam abordar questões relacionadas ao cumprimento das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), vigente até o fim do ano que vem.
Com muitas cláusulas novas, algumas das quais ainda não cumpridas, as entidades esperam estabelecer um acompanhamento sistemático junto à empresa para dar concretude às conquistas.
Sindicatos dos Radialistas DF, SP e RJ
Sindicatos dos Jornalistas DF, SP e Rio