Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicatos intercedem contra crise na TV Assembleia

Sindicatos intercedem contra crise na TV Assembleia


tv assembleiareune1

 

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participou na tarde desta quinta-feira (29), junto com os Radialistas, de reunião com os profissionais da TV Alesp, que enfrentam uma situação angustiante com ameaça de demissões em massa e de assédio moral com o fim do contrato entre a Assembleia Legislativa de São Paulo e a produtora Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac).

Esta semana, descumprindo um acordo anterior realizado com os trabalhadores, a Fundac pretendia demitir sete profissionais (três jornalistas e quatro radialistas) e implantou um clima de terror na redação. Sem terem sido previamente avisados, uma relação com o nome dos demitidos foi afixada em um quadro de comunicados internos. Mas, até ontem eles não haviam sido comunicados do desligamento.

A avaliação dos trabalhadores na reunião é que a Fundac quer utilizá-los como instrumento contra a mesa diretora da Alesp, obrigando-os a medidas extremas como paralisar as atividades ou mesmo retirar o canal do ar.

“Os trabalhadores estão muito conscientes da situação e precisam estar unidos”, diz o presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto). “O Sindicato tentará suspender as demissões até o término do contrato e vai negociar para que todos os trabalhadores sejam absorvidos pela nova produtora que sairá da licitação. Vamos procurar todas às instâncias da Alesp, como a Presidência, o Colégio de Líderes e a Direção Geral da Casa”, completa.

Esta opinião também é compartihada pela secretária de Relações Sindicais e Sociais, Evany Sessa, que travalhou na TV. “Já fizemos contato com o deputado Enio Tatto, da primeira secretaria da Alesp, a quem a TV é vinculada, para discutir a situação dos trabalhadores. Mas vamos nos movimentar em todas as instâncias da Assembleia Legislativa, levando o problema para os deputados”, disse.

Enquanto isso, os trabalhadores, por orientação dos  Sindicatos, realizarão uma Carta Compromisso de não prejudicar o funcionamento da TV Alesp enquanto a licitação não estiver definida e os que foram demitidos devem se apresentar normalmente em seu local de trabalho. Na reunião de ontem, os jornalistas receberam a visita de três parlamentares: Major Olímpio (PDT), Carlos Gianazzi (PSOL) e Edson Ferrarini (PTB).

 

Foto: Trabalhadores da TV Alesp

Legenda: Guto (de barba, à direita) na reunião na TV Alesp

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo