O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo recebeu novas denúncias de demissões na Rede Bandeirantes. Desta vez, as dispensas ocorreram na Band Vale, que abrange a região de Taubaté e São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A informação é de que no período de sexta (9/3) a segunda (12/3), cerca 21 trabalhadores foram demitidos, entre eles, dois jornalistas e um estagiário de comunicação.
Os diretores regionais do Sindicato já acionaram a emissora para realizar reunião com presidente, Cláudio Giordani, com objetivo de apurar a informação, mas não conseguiram agendar nenhuma data, pois o mesmo encontrava-se fora. Os diretores do Sindicato aguardam o retorno da empresa pois pretendem entrar na redação para conversar com os jornalistas.
Na avaliação do diretor Regional, Edivaldo Almeida, a medida parece dar continuidade à política de demissões em massa e imotivada adota pela Rede Bandeirantes nos últimos tempos.
Recentemente, 12 jornalistas de Campinas também foram demitidos. Outras 20 também ocorreram no Rio de Janeiro. Na ocasião, após intervenção do Sindicato o RH da empresa negou o boato de demissão em massa no interior do estado.
“Aparentemente as demissões fazem parte de uma política global da empresa, já que, o mesmo também ocorreu em outras cidades e estados. Caso e empresa não aceite conversar, acionaremos o Mistério Público para que medidas legais sejam tomadas. Também faremos uma série de mobilizações para alertar a sociedade. Para nós, as demissões são imotivadas e precarizam ainda mais os jornalistas – que já eram poucos – e que agora terão mais trabalho e acúmulo de função”, disse Edivaldo Almeida.