O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) se solidariza com seis jornalistas da Rede Internacional de Televisão (RIT), pertencente ao grupo midiático da Fundação Internacional de Comunicação (FIC), que foram demitidas(os) de maneira surpreendente. Há suspeitas de que as demissões integram uma escalada de precarização e substituição do trabalho humano por inteligência artificial (IA).
Outros profissionais, de áreas operacionais e administrativas, foram mandados embora. Denúncias de assédio no Ministério Público do Trabalho (MPT), acúmulo de função ultrajante e sobrecarga de trabalho por redução das equipes fazem parte do histórico do ambiente de trabalho da RIT TV. A tensão constante provoca o adoecimento de muitos colegas. Agora, há indícios é de pressão da emissora do missionário R.R. Soares para que os profissionais usem IA de forma descriteriosa.
O SJSP contatou as/os jornalistas que perderam seus empregos de uma hora para outra, colocou seu departamento jurídico já prestando assistência e oficiou a FIC para reunião de emergência a fim de discutir as demissões, os planos de reestruturação e a intensificação do uso de IA. O Sindicato dos Jornalistas reafirma toda a solidariedade e apoio às/aos colegas da RIT TV.