A Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas recebeu na noite desta quinta-feira (18), o diretor de relações internacionais da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Moraes. Ele participou do debate que discutiu a participação da mídia na veiculação dos acontecimentos envolvendo uma das maiores empresas brasileiras: a Petrobrás. Além de Moraes, participaram da discussão o editor da Revista Fórum, Renato Rovai e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Paulo Zocchi. A mediação do encontro ficou por conta do companheiro e jornalista José Eduardo Souza.
Cada participante teve por volta de meia hora para expor sobre o tema. Moraes falou sobre a importância da empresa petroleira e ressaltou os fatores que fazem com que a Petrobrás seja reconhecida internacionalmente, entre eles mercado e tecnologia. “A Petrobrás é símbolo de soberania, industrialização e geração de empregos e por isso interessa às empresas estrangeiras. Defender a Petrobrás é defender a nação”, disse João Moraes.
O editor da Revista Fórum, Renato Rovai, que atualmente é veiculada apenas pela internet, garantiu que é muito difícil lutar contra o poder dos grandes veículos de comunicação. “A alternativa é informar por meio de outros meios de comunicação, como redes sociais, blogs, vlogs, entre outros”, explicou Rovai.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Paulo Zocchi, fez considerações sobre o papel da mídia e como a manipulação de informações pode deturpar a realidade dos fatos. “Lutamos para que exista uma cláusula de consciência em todos os contratos firmados com os jornalistas, inclusive da grande imprensa. Não é raro vermos informações apuradas pelos nossos companheiros sendo usadas de maneira a prejudicar ou beneficiar os interesses do patrão”, lamentou Zocchi.
O debate foi acompanhado por mais de 30 profissionais e representantes da Petrobrás. A organização do debate é uma parceria entre o Sindicato do Jornalistas e a DIÁLOGO E AÇÃO PETISTA (DAP). A ex-prefeita de Santos e deputada estadual, Telma de Souza, esteve presente.
Fotos: Sandra de Magalhães
Texto de Denise Beatriz Neves, diretora da Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas