Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato participa de homenagem a Carlos Marighella

Sindicato participa de homenagem a Carlos Marighella


 

hcm 12

 

Na próxima sexta-feira (28), às 19 horas, haverá uma homenagem ao líder político Carlos Marighella, no auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), localizado na avenida Ipiranga, n° 282 – Praça da República.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participará do evento, representado pela diretora, Rose Nogueira, que também é presidenta do grupo Tortura Nunca Mais, que na ocasião fará parte do painel de memórias e reflexões de homenagem a Marighella. 

Quem foi Carlos Marighella 

Político e guerrilheiro baiano, foi um dos principais organizadores da luta armada contra o regime militar de 1964, transformando-se no principal líder da Ação Libertadora Nacional (ALN), que combateu a ditadura.

Na sua história de militância política, elegeu-se deputado federal constituinte pelo PCB em 1946, mas perdeu o mandato em 1948, em virtude da decretação da ilegalidade do partido. Entra na clandestinidade e ocupa diversos cargos na direção partidária até ser preso novamente, em maio de 1964, após o golpe militar.

Libertado em 1965 por decisão judicial, no ano seguinte opta pela luta armada como meio de combater a ditadura. É expulso do PCB em 1967 e passa a articular então o grupo armado Ação Libertadora Nacional (ALN). Em setembro de 1968 participa do sequestro, no Rio de Janeiro, do embaixador norte-americano no Brasil, Charles Elbrick, juntamente com o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).

Morre na cidade de São Paulo, em uma emboscada montada pelos órgãos de repressão, liderados na época pelo torturador Sérgio Paranhos Fleury.

 

Homenagem a Carlos Marighella
Apeosp – Avenida Ipiranga, n° 282
Praça da República
Às 19 horas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo