As novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), mais do que revolucionar o campo das relações institucionais e comerciais, promoveu um novo olhar para o jornalismo. Embora, na prática, pouca coisa mudou desde o surgimento da internet, os profissionais estão precisando se reinventar por conta da mudança do processos, surgindo assim um novo paradigma.
Diante disso, é preciso entender a importância da atualização a respeito da comunicação digital e da presença digital estratégica. E este é o objetivo do curso “O jornalismo no meio digital”.
O curso é voltado aos jornalistas de Campinas e região interessados em aprender mais sobre comunicação digital visando à atualização e recolocação profissional.
Realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e programa De Olho na rede, tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e do site campinas.com.br.
OBJETIVOS
– Apresentar um panorama da comunicação digital sob o olhar do jornalista.
– Discutir conceitos e estratégias para auxiliar o profissional no seu ingresso ao mercado digital.
CONTEÚDO É DIVIDIDO EM 2 BLOCOS
1o Conceitos básicos da comunicação digital
– Planejamento de comunicação
– Estratégias de conteúdo digital – Uso do SEO e Copywriting – elementos importantes no conteúdo jornalístico digital
– Evolução digital
– Marketing de conteúdo e Inbound
2o Jornalismo nas redes sociaisi virtuais
– Conteúdo estratégico
– Como aplicar
– Personal branding