O fotógrafo Nilton Cardin, ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo no Vale do Paraíba, morreu aos 51 anos nesta terça-feira (23). O sepultamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (24) em Jacareí, onde Cardin residia.
Nascido em Ubiratã (PR), o repórter fotográfico estava internado desde o dia 18, depois de passar mal e sofrer um acidente de moto.
Sindicalizado há 20 anos, Cardin atualmente era freelancer e trabalhou em veículos como Agência Estado, ADCNews, Diário Popular, Folha de S.Paulo, O Globo e ValeParaibano. Estudou jornalismo no Japão, onde morou por 15 anos e se graduou na Yokohama National University.
Entre outras coberturas, o repórter fotográfico registrou a desocupação da comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, que ficou conhecida como o “massacre do Pinheirinho” devido à violência da Polícia Militar contra os moradores sem teto.
Cardin era divorciado, deixou um filho de 30 anos e muitos amigos e amigas que acompanharam sua trajetória profissional e sindical.
Com tristeza pela perda do companheiro de lutas, o Sindicato dos Jornalistas expressa seus pêsames e presta solidariedade aos familiares e amigos.
Nilton Cardin, presente!