Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato entra com dissídio contra demissões na RAC

Sindicato entra com dissídio contra demissões na RAC


 

 

rac

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) entrou com pedido de dissídio coletivo para barrar as demissões promovidas pela Rede Anhanguera de Comunicações (RAC). A partir do dia 03 de novembro, a RAC efetivou um conjunto de demissões desligando, até o momento, quinze profissionais. A empresa alega que o grupo enfrenta uma crise financeira e vai readequar sua estrutura para reduzir custos.

O diretor da regional do SJSP de Campinas, Agildo Nogueira Junior, considera que embora a demissão não seja proibida é preciso considerar a função social do trabalho e o consequente prejuízo que as demissões causam aos trabalhadores e à coletividade. “Acreditamos que o procedimento da RAC foi abusivo e queremos discutir com a empresa outro tipo de medida que evite prejuízo aos jornalistas”, afirma o diretor.

A diretoria entende que a empresa praticou dispensa coletiva, principalmente se for considerado o atual quadro de trabalhadores da redação. Neste caso, a legislação obriga a empresa a comunicar e negociar com o Sindicato antes de promover as demissões.

Na ação, ajuizada no Tribunal Regional do Trabalho – 15ª região, o Sindicato pede a antecipação de tutela em caráter liminar para a suspensão dos efeitos da demissão coletiva e a reintegração imediata dos jornalistas. Segundo informações, profissionais de outros setores da empresa também foram atingidos pelas demissões.

 

Texto da Regional de Campinas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo