O Sindicato dos Jornalistas profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público manifestar indignação e repúdio em relação à nota enviada à imprensa esportiva pela assessoria de imprensa da Ferroviária SAF, que tenta “proibir qualquer contato direto de membros da imprensa com atletas, comissão e diretoria sem autorização prévia do Departamento de Comunicação do Clube” e que ameaça jornalistas ao afirmar que, caso o contato ocorra, “serão tomadas algumas medidas”.
A nota é uma afronta à liberdade não só da imprensa, mas também dos funcionários do próprio clube.
Não é a primeira vez que o departamento de comunicação da Ferroviária SAF cria constrangimento ao trabalho jornalístico em Araraquara e isso tem que parar de acontecer.
Reafirmamos que não cabe ao departamento de comunicação do clube, em hipótese alguma, proibir ou tentar cercear qualquer tipo de atividade jornalística.
A prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, é uma obrigação social.
O acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental do cidadão brasileiro. Os jornalistas, de acordo com o código de ética da profissão, não podem admitir que este acesso à informação seja impedido por nenhum tipo de interesse.
A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade e serão denunciados publicamente por este Sindicato e por esta Federação sempre que voltarem a ocorrer.
O SJSP e a Fenaj se solidarizam com os jornalistas esportivos de Araraquara e da região e se colocam à disposição da categoria.
Portal Oficial Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Presidente: Thiago Tanji
Secretário de Comunicação: Eduardo Viné Boldt
Redação: Juliana Almeida
As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da diretoria.