O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), por meio da Regional Bauru, fechou Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) negociado diretamente com a direção do Jornal da Manhã, da cidade de Marília. Os jornalistas terão reajuste de 6% nos salários a partir de julho de 2023
Durante assembleia realizada em junho, os profissionais aceitaram a contraproposta oferecida pela empresa e a assinatura do acordo aconteceu dias após.
A negociação abrange o período de 1º de junho de 2022 a 31 de maio de 2023, data-base da categoria e inclui cláusulas econômicas e sociais da última Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), do segmento de jornais e revistas do interior, como vale-refeição e auxílio saúde.
Vale ressaltar que, o reajuste é à título de antecipação, pois devido ao impasse com o sindicato patronal (SindJori), que permanece irredutível, as negociações pela CCT estão travadas, e, quando retomadas, os valores acordados serão abatidos do percentual firmado pela nova Convenção.
O acordo com o Jornal da Manhã foi construído com o esforço do Sindicato dos Jornalistas que, desde dezembro de 2022, chama as empresas do interior, litoral e Grande SP para adoção de medidas emergenciais. Diretores da Regional Bauru do SJSP persistiram na negociação com a empresa até junho de 2023, mobilizando a categoria para garantir os direitos, com visitas à redação e assembleias que somaram participação efetiva dos profissionais para essa conquista.
Agora é fundamental que as e os jornalistas se juntem à campanha salarial do segmento de Jornais e Revistas do Interior, na luta por reposição de perdas econômicas, pela CCT, por direitos e dignidade!