Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato dos Jornalistas e Fenaj repudiam violência contra jornalista de Bocaina

Sindicato dos Jornalistas e Fenaj repudiam violência contra jornalista de Bocaina

O Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo (SJSP), através da Regional Bauru, e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam os ataques ao jornalista freelancer Antônio Carlos Bispo do Carmo de Oliveira, ocorrido no dia 2 de outubro, durante a cobertura do primeiro turno das eleições 2022 no município de Bocaina, interior de São Paulo.

Enquanto gravava vídeos pelas ruas da cidade para compartilhar no portal Diário da Cidade e nas redes sociais, o profissional foi abordado por um morador, apoiador da gestão municipal, e agredido verbalmente em razão da reportagem sobre a prisão do prefeito Marco Antônio Giro (União Brasil), suspeito de praticar boca de urna próximo a um local de votação. O jornalista registrou boletim de ocorrência e a regional Bauru do SJSP segue acompanhando o caso.

Enfatizamos a importância em denunciar qualquer tipo de violência contra jornalistas, sobretudo durante o período eleitoral de 2022, visto os inúmeros episódios registrados nos últimos anos e estimulados pelo presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em 2021, 70% dos ataques contra profissionais de imprensa estiveram relacionados direta ou indiretamente com questões políticas partidárias ou ideológicas, o que reforça a importância de atuação do Sindicato neste momento. Para minimizar os ataques promovidos durante o período eleitoral, o SJSP e suas regionais colheram assinaturas de adesão dos candidatos ao pleito eleitoral de 2022 ao Pacto pelo Fim da Violência contra Jornalistas e em Defesa da Liberdade de Imprensa, relevante documento em que assumem o compromisso público de se opor a qualquer forma de agressão aos profissionais de imprensa. Além disso, dias antes da eleição, o SJSP realizou o Ato unificado em Defesa do Jornalismo e da Democracia, no qual evocou um BASTA aos ataques promovidos contra a categoria, defendendo de maneira intransigente o Jornalismo e a Democracia.

 

Bauru, 04 de outubro de 2022.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)

Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo