Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato dos Jornalistas e FENAJ repudiam ameaça a repórter na Câmara de São Bernardo

Redação SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) apoiam integralmente o repórter Artur Rodrigues, do Diário do Grande ABC, que foi intimidado e ameaçado por vereadores na manhã de 21 de agosto.

Após cobertura da sessão ordinária da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, o jornalista foi chamado pelos vereadores Paulo Chuchu e Lucas Ferreira, ambos do Partido Liberal (PL). Chuchu indagou a Artur em que cidade ele vota e em qual candidato irá votar. Artur respondeu que o voto é secreto. Chuchu insistiu nos questionamentos ao repórter, perguntando se ele é petista. Então, começou a bater na arma que portava na cintura, dizendo a Artur que tomasse “cuidado com o que vai responder”.

O jornalista se sentiu ameaçado e no mesmo dia comunicou à chefia do jornal o ocorrido.

Nesta sexta-feira 23 de agosto, ele registrou Boletim de Ocorrência no 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, acompanhado de integrantes da direção executiva e da diretoria regional ABCD do SJSP.

A Fenaj e o SJSP repudiam veementemente a ameaça ao colega e exigem providências urgentes da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual, no sentido de apurar e punir a intimidação ocorrida, bem como garantir o livre exercício do jornalismo e da liberdade de imprensa.

Esperamos igualmente que a empresa Diário do Grande ABC assuma suas responsabilidades no caso, para que o jornalista não fique em condições de vulnerabilidade. Assim, deve adotar todas as medidas de proteção e assistência cabíveis.

As atitudes dos dois vereadores do PL são ataques à democracia, ainda mais inadmissíveis por partirem de agentes públicos.

Toda a solidariedade ao jornalista Artur Rodrigues! Ameaçar jornalistas é um atentado contra a democracia!

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo