O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) conquistou importante vitória aos jornalistas da Folha Metropolitana, de Guarulhos. Após várias rodadas de negociações entre as partes e, que contou com amplo apoio dos profissionais da redação, vários benefícios em relação a compensação de horas serão respeitados.
A partir de agora, o trabalhador que tiver uma hora extra a mais terá direito a uma hora e meia de folga. Caso seja convocado sem estar na escala ele deverá receber 100% do valor do dia trabalhado + 20%. Na terça-feira de carnaval (dia 4 de março) as horas efetivamente trabalhadas equivalerão ao mesmo benefício de folga de uma hora e meia. O tempo excedido às sete horas será compensado em dobro. Outro ponto, é de que trabalhador não poderá fazer plantão dois finais de semana seguidos.
“Esse acordo, que consideramos vitorioso no que se refere a compensação de horas, só foi possível graças à ampla participação dos jornalistas no processo negocial. Esperamos o mesmo avanço e participação na próxima campanha salarial”, lembrou o diretor adjunto de Interior e Litoral do SJSP, José Eduardo de Souza (Zé).
A Folha Metropolitana: Foi fundada em 1971, quando o jornal foi distribuído pela primeira vez, em um desfile de comemoração ao 7 de setembro e, é o principal jornal de Guarulhos.