A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo está convidando os sindicalizados a comparecerem a uma assembleia, no próximo sábado, 24 de outubro, às 15h, na sede da entidade, para realizarmos o encerramento formal do processo eleitoral. A realização da assembleia é decorrência de um pedido do Cartório, a partir da aplicação da decisão judicial da 77ª Vara do Trabalho, que anulou as eleições realizadas em março último.
A decisão judicial, ao cancelar as eleições, fixou novos prazos para o processo eleitoral a partir da inscrição das chapas, mas não questionou, tampouco impugnou, a assembleia de abertura do processo eleitoral, que elegeu a Comissão Eleitoral (com composição plural, incorporando membros das duas chapas apresentadas). Por isso, na aplicação da sentença, não se julgou necessária – nem foi proposta por qualquer sindicalizado – a nova eleição de uma comissão. Diante disso, o Cartório propõe que uma nova assembleia se reúna para confirmar a eleição da Comissão Eleitoral e a condução do processo.
A Comissão Eleitoral, por seu lado, atuou desde o início do processo eleitoral, em fevereiro, na estrita aplicação do estatuto do Sindicato – único parâmetro capaz de garantir o quadro comum. Assim, esta nova exigência é mais um pedágio a ser pago pelo fato de associados terem apelado à Justiça em relação a questões internas da entidade, quando o Sindicato tem democracia interna, autonomia e independência para resolver os seus próprios problemas. É o que faremos na assembleia do próximo sábado, para a qual convidamos todas e todos os associados.