Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sem Bolsonaro, violência contra jornalistas cai 51,86% em 2023

FENAJ lança Relatório da Violência contra Jornalistas 2023 na quinta-feira (25/01), no Sindicato do Município do Rio
Redação - FENAJ

Os números absolutos da violência contra jornalistas no Brasil apontam para uma queda significativa das agressões no ano de 2023. Foram 181 casos, 51,86% a menos que os 376 registrados em 2022. Entretanto, o total de episódios registrados ao longo do ano passado representa 34,07% a mais do que os 135 contabilizados em 2018, antes da ascensão do ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

O Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil 2023, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), será lançado na próxima quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 15h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (R. Evaristo da Veiga, 16, 17º Andar – Centro). O evento é aberto ao público e será seguido de uma entrevista coletiva.

O decréscimo de 51,86% no total de casos foi consequência direta da ainda mais significativa retração no número de episódios de duas categorias de violência: a Descredibilização da imprensa e a Censura, ambas infladas em 2022 (e nos três anos anteriores), por ação de Jair Bolsonaro.

De acordo com a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, o fim da institucionalização da violência contra a categoria, perpetrada por Bolsonaro, fez cair o número de agressões diretas aos profissionais e desabar os ataques genéricos e generalizados a veículos de mídia e a profissionais, categorizados como Descredibilização da imprensa.

“PODEMOS COMEMORAR A QUEDA NOS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA, EM 2023. MAS TEMOS DE CONTINUAR EM ALERTA E MOBILIZADOS, PORQUE AS CIFRAS CONTINUAM MUITO ELEVADAS”, COMENTA A DIRIGENTE SINDICAL.

“A realidade cotidiana do trabalho dos jornalistas permanece preocupante. As agressões à categoria e ao Jornalismo continuam e, em determinadas categorias de violência, até cresceram significativamente em 2023”, pontua Samira de Castro.

Durante o lançamento, serão detalhados os números da violência por categoria, região, estado, gênero, tipo de mídia e agressores.

Serviço:

Lançamento do Relatório da Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2023.

Quinta-feira, 25/01, às 15 horas

Sede do Sindicato dos Jornalistas do Município do RJ (R. Evaristo da Veiga, 16, 17º Andar – Centro)

SINDICALIZE-SE!
Pela legítima defesa de nossa categoria, pela sustentação do nosso Sindicato, pela luta das e dos jornalistas do estado de São Paulo! 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo