A Regional do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) repudia de forma veemente a atitude do secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São José dos Campos, Luiz Jacometti que, durante reunião realizada no dia 14 de setembro com moradores, comunidade organizada e simpatizantes de movimentos sociais para a desocupação de uma área conhecida como Banhado, impediu o repórter fotográfico Lucas Lacaz Ruiz, de realizar o registro de imagens do processo de cadastramento de famílias, realizado no Centro Comunitário.
A Prefeitura de São José dos Campos decidiu construir uma via pública no Banhado (bairro Jardim Nova Esperança), pretende promover a remoção das famílias e para tanto, realiza um cadastramento. O secretário impediu que a atividade fosse fotografada e, questionado pelo repórter, o secretário não quis se identificar e ainda mentiu ao dizer que não trabalhava para a prefeitura da cidade.
Trata-se de inadmissível cerceamento do trabalho jornalístico. A direção do SJSP repudia a atitude do secretário Luiz Jacometti, manifesta solidariedade ao repórter fotográfico e exige que os fatos sejam devidamente apurados.