Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SBT não utilizará mais cinegrafistas amadores

SBT não utilizará mais cinegrafistas amadores


sbt1

 

Depois de meses de negociação, o Sindicato obteve o compromisso do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em não mais utilizar cinegrafistas amadores em reportagens jornalísticas. A empresa finalmente reconheceu o uso ilegal deste tipo de mão de obra. Esta decisão já vale desde hoje (17), mas a emissora promete regularizar definitivamente a situação até o dia 1º de junho.

Desde o final do ano passado, o Sindicato vem recebendo reiteradas denúncias do exercício ilegal da profissão por cinegrafistas amadores no SBT, à revelia da legislação, que prevê que os repórteres cinematográficos tenham registro no Ministério do Trabalho (Mtb) para atuar no jornalismo das emissoras de TV.

“A utilização de trabalhadores não qualificados caracteriza exercício ilegal da profissão o que, além de ser prejudicial para a categoria, é uma irregularidade passível de fiscalização do Ministério do Trabalho. Caso elas voltem a acontecer, o Sindicato apelará à Justiça do Trabalho”, diz o secretário do Interior, Litoral e Grande São Paulo, José Eduardo Souza.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo