Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

São Paulo Negra”: debate discute como jornalistas podem transformar narrativas e lança obra sobre memória e resistência negra na cidade

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, convida a categoria e toda a sociedade para o debate Como jornalistas podem contribuir para mudar narrativas, seguido do lançamento do livro São Paulo Negra, uma obra que resgata e celebra as histórias, memórias e resistências da população negra na maior metrópole do país.

Idealizado pelo jornalista e fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias, o livro reúne 25 autores que, a partir de múltiplas perspectivas, percorrem ruas, bairros, instituições e experiências que compõem a São Paulo Negra. Produzido durante a pandemia, o projeto nasceu com a missão de registrar trajetórias que muitas vezes foram invisibilizadas pela mídia tradicional e pelo próprio processo histórico brasileiro.

Os textos destacam desde as raízes africanas e indígenas da cidade até expressões contemporâneas de afroturismo, cultura, política e empreendedorismo. Mais do que um registro histórico, São Paulo Negra reafirma a importância das narrativas negras na construção do presente e do futuro da cidade — e evidencia como o jornalismo tem papel central na tarefa de transformar olhares, romper silenciamentos e promover justiça histórica.

O debate contará com a presença de autores e autoras da obra:

  • Juliana GonçalvesFeminismo Negro
  • Oswaldo FaustinoDançando Para Não Dançar
  • Cinthia GomesLuiz Gama
  • Flavio CarrançaImprensa Negra
  • Mediação: Guilherme Soares Dias

O encontro também marca um espaço de reflexão sobre responsabilidade jornalística, compromisso com narrativas antirracistas e o papel da COJIRA (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo), uma das realizadoras do evento.


Serviço

Evento: Debate “Como jornalistas podem contribuir para mudar narrativas” + Lançamento do livro São Paulo Negra
Data: 17 de novembro (segunda-feira)
Horário: 18h30
Local: Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo